sábado, 20 de dezembro de 2014

Nem tudo que aparenta ser é.


O Senhor reina.
Sl. 93:1.



Nós estamos vivendo a mercê das aparências.
Já dizia o poeta, que as aparências enganam. Porém, apesar deste alerta poético, que se transformou até em canção, o que conta hoje em dia é o registro da aparência, pois a imagem ficou marcada, como sendo tudo. Tudo e mais um pouco.
Em um mundo de aparências, o que vale, o que impõe, é a beleza, porque o mundo é de quem é bonito, porque a beleza é fundamental.
Diante desta tão sórdida realidade, o investimento humano, em torno da imagem, da aparência, tem sido muito grande; onde ele chega a ter gastos imensos, para melhorar cada vez mais o seu perfil.
Num mundo em que é proibido ficar velho, e as rugas são o sinônimo da velhice, tudo é feito, com gastos absurdos, para que o homem consiga fugir da realidade das rugas e da velhice.
Inclusive, surpreendentemente, os homens têm feito gastos e mais gastos, do que as mulheres, em relação a tudo que pode ser realizado, para que seja comparado, investido, para a melhora da aparência.
Diante disso tudo, a indústria coméstica e a medicina dermatológica e estética, passaram a focar esta necessidade do ser humano, investindo tudo que podem, na pesquisa de produtos gerais, no sentido único e exclusivo, de atender a esta proposta, cada vez mais crescente, de tornar o homem, com uma aparência condizente com o que é exigido pela sociedade.
Entretanto, por mais que a condição de recursos, em cremes, ampolas e outros, sejam cada vez maiores, para o atendimento satisfatório, da necessidade de um cuidado estético, ainda assim, o homem considera pouquíssimo, em relação a ver mais e mais a situação em que ele quer, e só quer ouvir o que ele quer. Mas, Deus só dá e fala, ao homem, apenas o que ele precisa.

O homem, em tudo que vive, revela total tendência ao egoísmo, porque só pensa nele, e só vê e considera o que pode ser feito, para que ele tenha e viva sempre, o que é classificado por ele mesmo, como sendo o melhor para a sua vida.
Em diversas circunstâncias vividas, o homem só quer ficar na superfície, vivendo simplesmente de maneira bastante substancial. Vivendo apenas de aparência, porque é isso, somente isso, o que realmente importa. Enfatizando sempre a beleza em tudo que vive, porque a beleza é fundamental.
Entretanto, é importante que o homem passe a observar ao redor, e ver que de nada vale a sua aparência, se ele não tiver beleza em suas falas, atitudes e em seus gestos.
Ninguém pode ser considerado plenamente belo em sua aparência, porque na vida, a beleza é um conjunto de fatores, que são convergentes ao homem; onde, por intermédio destes fatores, lhe é atribuído beleza ou não.
Portanto, o que é fundamental e o que realmente importa, é que nada pode ser considerado belo e lindo, se não houver, na vida de cada um, o respaldo, por trás das cortinas, de um propósito divino, e uma plena obediência, a sua boa, agradável e perfeita vontade (Rm. 12:2).
Assim sendo, existem belezas, que o homem precisa dar vários mergulhos, para conseguir, firmá-las em seu caráter:
- A beleza de ser sempre amigo.
- A beleza de viver, buscando sempre estar em paz consigo mesmo e com o seu próximo.
- A beleza de esperar o seu momento de fala.
- A beleza de se encontrar na luz, na porta, no caminho, na verdade, na vida, que é Jesus Cristo.
- A beleza de jamais desistir do que quer conquistar.
- A beleza de viver sempre Jesus Cristo, em toda a sua maneira de ser.
- A beleza de viver os sonhos de Deus em sua vida.
- A beleza de viver, sob o respaldo da sabedoria, entendendo sempre a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
- A beleza de ter a certeza de que o céu existe e é a sua pátria.

A maior prova de que a beleza é um conjunto de fatores, está registrada na palavra de Deus, quando o profeta messiânico Isaías descreve, em Is. 53:1-12, sobre o perfil de Jesus Cristo, dizendo que Ele não tinha aparência nem formosura, para que fosse desejado (Is. 53:2).
Precisamos ver, que a verdadeira beleza divina em nossas vidas, estará ligada totalmente, ao que buscarmos sempre ser, como o Senhor Jesus Cristo é.




Tenha uma vida de verdade.
E que Deus lhe abençoe muitíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário