domingo, 9 de setembro de 2018

Nardo.

"Enquanto o rei está assentado à sua mesa, o meu nardo exala o seu perfume."
Ct. 1:12.


Ao sair de Jericó, Jesus vai para Betânia, na encosta leste do Monte das Oliveiras, onde Lázaro e suas irmãs moram.
Essa pequena vila fica cerca de três quilômetros de Jerusalém. Na viagem há uma subida de uns 20 quilômetros em terreno acidentado.
Jericó está a duzentos e cinco metros abaixo do nível do mar, e Betânia está a mais de seiscentos metros acima do nível do mar.
No jantar em Betânia, num determinado momento, Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume (Jo. 12:3).
Nardo é um perfume muito caro, do Himalaia, bem distante de Israel.
Nardo (Nardostachys jatamansi), também conhecido como espicanardo, nardo Indiano e jatamansi, é uma planta originária do Nepal, China e Índia cujo óleo essencial é usado como perfume ou para fins medicinais .
O Himalaia, Himalaias ou Cordilheira do Himalaia, é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. A cordilheira abrange cinco países (Índia, China (que inclui o Tibete), Butão, Nepal, Paquistão) e contém a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest. O nome Himalaia vem do sânscrito e significa "morada da neve". Os Himalaias espalham-se, de oeste para leste, do vale do rio Indo ao vale do rio Bramaputra, formando um arco de cerca de 2500 km de extensão e com uma largura variando de 400 km no oeste, na região da Caxemira-Tibete, a 150 km no leste, na região do Tibete

Vaso de alabastro = 14cm de altura, de gesso tinha uma alça para ser carregado preso no cinto.
A quantidade de perfume era de 326ml.
Era selado, tampado para que o perfume não saísse.
Para ser fácil a quebra no pescoço do vaso, tinha umas ranhuras na forma de espiral, indicando o local onde o vaso tinha de ser quebrado.
E tinha de ser usado todo o nardo.

Nós somos o vaso.
Precisamos ser quebrados, em áreas necessárias, para nos tornarmos completamente dependentes do Senhor. E assim, exalarmos o que temos na essência, o que somos: O bom cheiro de Cristo (II Co. 2:15).

Aquele Abraço Águia!

Um comentário: