"Em cada lado do desfiladeiro que Jônatas pretendia atravessar para chegar ao destacamento filisteu, havia um penhasco íngreme; um se chamava Bozez, o outro, Sené."
I Sm. 14:4.
Micmás, é uma cidade da tribo de Benjamim, fica a leste e ao sul de Migron, na estrada para Jerusalém.
Micmás significa em hebraico lugar escondido, ou lugar guardado.
Nesta cidade existe um monte que recebe o mesmo nome, sendo assim o monte Micmás.
O monte Micmás está a 600 metros acima do nível do mar e a 11km de Jerusalém.
Os filisteus eram dominadores na fabricação de espadas, lanças.
Assim sendo, por não haver ferreiro em Israel, todo o povo tinha de descer aos filisteus até para amolar arados, enxadas, machados e foices.
Na guerra de Israel com os filisteus, não havia espada nem lança na nação de Israel, com os soldados. Apenas Saul e Jônatas tinham armamento.
E uma guarnição ou grupo de vinte filisteus foi ao caminho de Micmás, se alojando no monte, chamado monte Micmás (I Sm. 13:19-21).
Na intenção única de libertar Israel do sistema opressor dos filisteus, Jônatas e o seu escudeiro, subiram o monte Micmás, onde estavam os vinte poderosos e hábeis guerreiros filisteus, de tocaia.
Havia dois caminhos pra eles optarem subir, avançar e chegar até o cume do monte; e assim haver o enfrentamento com estes guerreiros.
O primeiro caminho, ao norte de Micmás, era Bozez, que significa, em hebraico, altura brilhante, com rochas escorregadias, pontiagudas e pegajosas, penhascos bem verticais, formando dentes, tudo pelas forças erosivas, que tornavam o trajeto quase impossível. Pois, era necessário recomeçar diversas vezes, de tanto escorregar.
O segundo caminho, ao sul, na direção de Gibeá, era Sené, que significa, em hebraico, descida espinhosa, onde se houvesse a opção de subida por este trajeto, certamente os espinhos provocariam muitas feridas.
Jônatas e o seu escudeiro ficaram cansados de tentar subir por Bozez, pois escorregavam muito e tiveram de recomeçar diversas vezes. Por isso, teve de fazer a opção de subida por Sené, apesar dos espinhos que lhes trouxeram muitas feridas.
Foi a decisão de Jônatas.
Jônatas colocou dois sinais ao escudeiro. E o sinal que mostrou claramente que Deus havia dado a eles a vitória sobre esta guarnição de filisteus, foi a maneira escarnecedora e depreciativa com que eles agiram, ao verem Jônatas e o seu escudeiro.
Jônatas foi guerreando com um por um e o seu escudeiro ia matando atrás dele.
Assim Jônatas prevaleceu.
Deus trouxe um tremor no arraial dos filisteus. E eles acabaram brigando uns com os outros.
Diante de tudo isso, houve a derrota dos filisteus (I Sm. 14:1-13).
Aprendemos com esta história que, cada um de nós é Micmás, o lugar geográfico guardado, escondido pelo Senhor.
Avançar para a conquista vitoriosa, quase sempre tem o desafio do trajeto, que impele muitos recomeços; e ao longo do caminho ficamos sujeitos a ter decepções, mágoas e muitas feridas.
Entretanto, precisamos subir, sair do vale e chegar ao monte.
Um sinal bem claro de que a vitória é nossa, é o escarnecimento do inimigo, que revela que ele já está derrotado.
Não há como contornar Bozez ou Sené, temos de enfrentar, subir e vencer, escorregando, recomeçando ou tendo feridas.
Deus sempre garante, criando situações, fazendo acontecer tremores, estrondos, seja o que for necessário, para conceder-nos a vitória plena.
Aquele Abraço Águia.
Muito bom! Obrigado pelo estudo!
ResponderExcluirLindo estudo
ResponderExcluirDeus continue te abençoando !!!
ResponderExcluirdeus continue te abençoando ricamente!
ResponderExcluirme identifiquei muito com esse estudo.
Excelente ensino
ResponderExcluirMuito bom... Como faço pra chegar tifo dia uma mensagem como esta?
ResponderExcluirObrigado pelo ensino!
ResponderExcluirEmocionante o significado de Bozez e Sené, e mais ainda a relação que traz para conosco.
ResponderExcluirSou Evangélico e sempre estou aprendendo sobre a palavra de Deus esse significado de Bozez e Sené e tremendo e muito proveitoso pra quem quiser aprender .
ResponderExcluirGrato pelo ensino. Deus abençoe pela revelação da palavra 🙏
ResponderExcluirA PAZ DE CRISTO- MISSIONÁRIA SONIA, MARAVILHA QUANDO INVESTIGAMOS NOMES CONTIDOS NA PALAVRA DE DEUS, E ALGUNS DESTES CONFRONTA O MOMENTO QUE ESTA SE PASSANDO, O MUNDO OU EM PARTICULAR O SERVO DE DEUS.QUE O SENHOR LHE ENCHA CADA VEZ MAIS DE UNÇÃO PARA ENTENDER OS MISTERIOS DA PALAVRA.
ResponderExcluirIrmã quero te convidar para fazer uma live comigo no meu Canal sobre essa história impressionante de Jônatas e seu pagem de armas. Assista esta live que fiz: Falarei do seu Blog nela: https://www.youtube.com/watch?v=wVw4IeLmjtk Me responda neste e-mail: adaosilvaapologia@gmail.com
ResponderExcluir