"Não entres na aldeia."
Mc. 8:26.
Na época do ministério público de Jesus nesta terra, as pessoas pensavam e acreditavam mesmo que a saliva podia curar doenças oculares, principalmente cegueira.
A saliva era um viático comum, que fazia com que as pessoas sarassem.
E isso se tornou algo até místico.
A cura do cego de Betsaida ocorreu em duas etapas.
É interessante que Jesus utilizou-se da crença popular, para aguçar a curiosidade das pessoas, cuspindo nos olhos do cego, perguntando se ele estava vendo alguma coisa.
Diante da resposta do homem, que estava vendo homens como árvores andando, Jesus pôs as mãos em seus olhos e, a partir daí, o homem passou a ver perfeitamente.
Após a cura, Jesus o advertiu para não entrar mais na aldeia.
O cuspe lançado nos olhos e ele vendo homens como árvores andando, trouxe um alerta a todos, desmistificando o que as pessoas achavam que fosse acontecer, que era a cura via saliva.
Houve duas etapas para a cura, porque o que o cego de Betsaida precisava de modo maior era de uma cura espiritual, que era a causa principal de sua cegueira.
O cego de Betsaida estava precisando ser despertado em relação ao lugar onde estava também, a aldeia.
Jesus o alertou a não voltar mais para a aldeia, pois Jesus havia amaldiçoado Betsaida (Mt. 11:21). E lá não faria mais milagres, devido ao pecado daquela gente.
Para que o cego recebesse o milagre, voltando a ver, era necessário sair da aldeia.
Ao receber o milagre, o Senhor o alertou a não voltar mais para a aldeia.
Esta história consta apenas no evangelho de Marcos, no capítulo oito, versículos vinte e dois ao vinte e seis.
Aprendemos com estas verdades sobre o cego de Betsaida, que o detalhe de Jesus ter cuspido e a visão dele não ter ficado perfeita, derruba com a tese da fé sendo mostrada através de um objeto, ou uma ação, ou uma palavra como jargão.
A fé é dom de Deus (Ef. 2:8) e se manifesta quando reconhecemos a nossa total dependência ao Pai e passamos a esperar nele.
Assim sendo, o poder divino é aperfeiçoado em nós e fornece o milagre.
O cego de Betsaida, que recebeu o milagre da cura, voltando a ver, saindo da aldeia, revela que, muitas vezes, torna-se necessário sair da aldeia, que tem o registro histórico de tudo que é contrário ao que é bom e interfere na vontade de Deus, para que haja a vitória, dentro da realidade que o Senhor tem para cada um de nós.
E a soberania divina revela que tudo acontece segundo a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Portanto, é muito importante sair da aldeia e nunca mais voltar.
Aquele Abraço Águia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário